Filho dos ex-cangaceiros do bando de Lampião visita Brejo Santo

Filho dos ex-cangaceiros visitam Museu de Brejo Santo/ Foto: Mateus Silva.

Por Agência PRC

O escritor João Batista Souto, filho dos ex-cangaceiros, Moreno e Durvinha, visitou o município  Brejo Santo, na última sexta-feira,23/09. Na ocasião, Souto doou material pertencente ao acervo da família para o Museu Municipal Historiadora Marineusa Santana Basílio Leite. O escritor foi recebido pelo Secretário de Cultura, David Junior e pelo Secretário Executivo, Bruno Yacub.


De acordo com historiadores, no período de tempo em que Moreno permaneceu em Brejo Santo, cometeu uma série de atrocidades, com destaque para , aquela em que um homem e uma mulher, moradores do Sítio “Imbuzeiro”, acusados de delação, foram, em represália, foram punidos com requintes de perversidade. A mulher teve a ponta da língua cortada com punhal, enquanto o homem fora castrado.


O casal Moreno e Durvinha participou desse Cangaço  e fugiram para Minas Gerais em 1938, onde por mais de 60 anos, Antônio Inácio da Silva e Durvalina Gomes de Sá passaram por José Antônio Souto e Jovina Maria da Conceição. Durvinha morreu em 2008 e Moreno em 2010, ambos estão sepultados na capital mineira.


Postar um comentário

0 Comentários