Zé Ailton parabeniza Dom Quintino pelos 115 anos de criação


Por Ronuery Rodrigues
O Prefeito de  Crato, Zé Ailton Brasil, congratulou os moradores do distrito Dom Quintino pelos 115 anos de criação, comemorados nessa sexta-feira,9. Veja o vídeo.


Zé Ailton é tataraneto do Coronel Raimundo Chico, considerado o fundador da localidade. Dom Quintino fica a 25km da cidade e é cortado pela CE-386, mais conhecida como "Estrada do Algodão".

Possui 12 comunidades: Boqueirão,Brea, Lagoa do Faustino, João Grande,Ipueira da Palha,Faustino, Varzinha,Lagoinha dos Costa, Olho D´agua, Mineiro, Zabelê, e Cachoeira dos Gonçalves e se limita com  os municípios de Farias Brito, Nova Olinda e Caririaçu.

De acordo com informações do IBGE, em  2011 a localidade possuía 2.469 habitantes. A economia de Dom Quintino é fundamentada, no funcionalismo público, na atividade comercial, programas sociais do Governo Federal, agricultura e pecuária. O algodão e a cana de açúcar foram, até a década de 80, principal atividade econômica no distrito.

Criado como distrito em 9 de Julho de 1906, com o nome de Ipueiras. Posteriormente teve o nome alterado para Dom Quintino, em homenagem ao 1° Bispo da Diocese de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva.Foi cidade por força da Lei Estadual nº 6696, de 18-10-1963, categoria esta que só durou três dias (conforme conta a oralidade). 

A religiosidade é forte no distrito que tem como padroeiro São Sebastião, cuja festa ocorre de 10 a 20 de Janeiro de cada ano. Possui considerável população Evangélica e sedia um Museu em homenagem ao cantor pernambucano, Luiz Gonzaga.



Postar um comentário

0 Comentários