HOJE NA HISTÓRIA: Há 72 anos era inaugurado o Seminário Apostólico da Sagrada Família

Fotografia: Italo Rodrigues.

Por Redação/Adeildo de Sousa
 
O Seminário Apostólico da Sagrada Família ou Seminário dos Padres Alemães foi um educandário religioso que era coordenado por sacerdotes seculares alemães pertencentes à congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF).Este seminário existiu na cidade do Crato entre o final da década de 40, e início dos anos 70.

A ordem da Sagrada Família tinham como premissa, preparar os jovens estudantes nos campos religioso, social e científico, para utilização em sua futura vida missionária. A congregação foi fundada na cidade de Grave na Holanda, pelo Padre francês Jean Berthier, em 1895.

O majestoso edifício que abrigou o seminário cratense foi inaugurado em 07 de julho de 1948. A localidade escolhida para erguer o educandário religioso, era denominada de Sítio Recreio, subúrbio do Crato.

Seus principais sacerdotes foram os padres Xavier e Frederico Nierhoof, religiosos bastante queridos e integrados ao cotidiano da cidade.

Durante o período em que estiveram presentes no Crato, os sacerdotes alemães realizaram uma infinidade de melhoramentos na cidade, que iam desde a construção de igrejas, escolas, creches e postos de saúde, tanto na cidade, quanto na zona rural do município.
Conseguiram deixar uma grande contribuição sócio-religiosa e um enorme legado, que perdura até a atualidade.

Em Janeiro de 1971, a ordem se retirou do Crato. Em Fevereiro de 1973, o prédio que abrigou o seminário foi transformado no então Hospital Regional Manuel de Abreu, especializado no tratamento da tisiologia (tuberculose).

Adeildo de Sousa - Historiador e Pesquisador -
Administrador da Página Crato de Ontem.

Postar um comentário

0 Comentários